Práticas de ESG na Enxovais Malta Sob aspectos ambientais, sociais e de governança
A Enxovais Malta é uma empresa de varejo especializada em enxovais para cama, mesa e banho, com forte atuação no cuidado com o lar das famílias brasileiras.
Nossa cultura é baseada em práticas de inovação, sustentabilidade e compromisso social, acreditando que, ao cuidar do nosso entorno, estamos também construindo um futuro mais consciente e acolhedor.
Incentivamos o uso de metodologias que promovem a modernização dos processos, o consumo responsável e o apoio às comunidades locais. Mais do que vender produtos, buscamos gerar impacto positivo — com soluções acessíveis, duradouras e alinhadas com os valores de quem escolhe transformar o lar em um refúgio de bem-estar e afeto.
Projetos que apoiamos:
Lacre do Bem: Temos orgulho em ser um ponto de coleta oficial do projeto Lacre do Bem! Ao participar, você colabora com uma causa social e ainda ganha vantagens: clientes que trazem lacres de alumínio para a loja recebem descontos especiais nas compras. É simples, solidário e transforma vidas — juntos, fazemos o bem e ainda economizamos!
Apoiamos a Ong Anjo Sam que apadrinham crianças com câncer do Hospital das Clínicas.
🌿 Práticas atuais de ESG que já estão sendo utilizadas/implementadas nos aspectos ambientais, sociais e de governança na Enxovais Malta:
Escolha de matérias-primas sustentáveis: Priorizamos a compra de produtos com fornecedores que possuem selo ouro de qualidade pela ABVTEX – Associação Brasileira do Varejo Têxtil, uma validação de seu compromisso com as melhores práticas em responsabilidade social e relações de trabalho.
Incentivamos nossos clientes a priorizarem a compra de produtos de fibra natural e biodegradável, com menor impacto ambiental na produção.
O algodão é uma fibra vegetal, colhida da natureza, que se decompõe naturalmente, ao contrário do poliéster (derivado do petróleo), que leva centenas de anos para se degradar. Usar lençois de algodão é uma escolha que respeita o meio ambiente.
Menor impacto ambiental na lavagem: Ao lavar lençois de algodão, há menor liberação de microplásticos na água, diferente do poliéster, que solta resíduos invisíveis que poluem rios e oceanos.
Cultivo cada vez mais consciente: Com o avanço do algodão orgânico e de práticas sustentáveis no campo, escolher esse tipo de tecido é apoiar cadeias produtivas mais justas, com menor uso de defensivos químicos e mais responsabilidade social.
Redução de resíduos e uso de embalagens:
Adotamos práticas sustentáveis também no dia a dia da loja. No nosso showroom, retiramos as embalagens plásticas que vêm dos fornecedores e, ao invés de descartá-las, reaproveitamos esses materiais para proteger as peças de poeira e avarias nos mostruários e durante o armazenamento no estoque. Essa ação simples, mas intencional, reduz o descarte de resíduos e promove o uso consciente dos recursos, reforçando nosso compromisso com a responsabilidade ambiental.
Economia de energia e água no processo de produção e operação da loja:
Adotamos medidas para reduzir o consumo de energia e água em nossas operações. Toda a loja e o showroom utilizam iluminação LED, que consome menos e dura mais.
As placas de identificação externa são projetadas sem uso de energia elétrica, contribuindo para a economia e a sustentabilidade.
Além disso, optamos por equipamentos mais eficientes, que aliam desempenho e menor impacto ambiental. Essas escolhas refletem nosso compromisso diário com uma operação mais consciente e alinhada aos princípios da sustentabilidade.
Logística consciente:
Planejamos entregas otimizadas para reduzir o uso de combustível.
Incentivamos a retirada na loja, para reduzir a emissão de CO₂ com frete.
Outras ações que demonstram compromisso com o bem-estar das pessoas, sejam elas clientes, colaboradores, fornecedores ou a comunidade em geral.
Valorizamos o trabalho artesanal e incentivamos a economia local ao apoiar pequenos fornecedores do interior de Minas Gerais.
Mantemos parcerias com artesãos e pequenas confecções, promovendo seus produtos por meio de lives commerce (vendas ao vivo nas redes sociais), o que amplia sua visibilidade, fortalece a renda das famílias e fomenta o mercado regional de forma justa e colaborativa.
Criamos campanhas de marketing que contam a história de quem faz, destacando o trabalho dos artesãos, a origem das peças e o impacto social por trás de cada criação. Essa abordagem fortalece a conexão entre cliente e produto, incentiva o consumo responsável e promove a valorização cultural e econômica dos pequenos produtores envolvidos na nossa cadeia.
Inclusão e diversidade fazem parte da nossa essência.
Buscamos representar diferentes realidades, perfis e histórias. Por isso, nossa comunicação nas redes sociais valoriza a diversidade dos nossos clientes — como evidenciado nos destaques de Resgates do Consórcio. Ao mostrar pessoas reais, com diferentes trajetórias e estilos de vida, promovemos uma conexão genuína, reforçamos o respeito às individualidades e fortalecemos um ambiente mais inclusivo e acolhedor.
Relacionamento com a comunidade:
Realizamos doações para levantar verbas para apadrinhar crianças com câncer do Hospital das Clínicas. Somos apoiadores da Ong Anjo Sam. A Enxovais Malta é um ponto de doação para a Ong.
Acreditamos que compartilhar conhecimento transforma realidades. Por isso, promovemos conteúdos educativos sobre cuidados com a casa, organização e economia doméstica. Nosso objetivo é empoderar nossos clientes — especialmente mulheres que cuidam do lar — com informações práticas que facilitam o dia a dia, incentivam o consumo consciente e contribuem para uma vida mais equilibrada e sustentável.
Criamos o Consórcio de Enxoval como ferramenta de inclusão financeira - democratiza o acesso ao enxoval dos sonhos com parcelas acessíveis. Permite que pessoas negativadas participem, promovendo inclusão econômica.
Transparência com clientes e parceiros:Divulgamos de forma clara os termos do consórcio, prazos de entrega e política de troca. No contrato, usamos uma linguagem acessível e canal aberto de comunicação.
Somos uma empresa comprometida com a ética nos negócios: cumprimos os acordos, tratamos bem clientes e concorrentes, manter reputação positiva no mercado.
Incentivo à melhoria contínua: rodamos de forma contínua a pesquisa do NPS para medir a satisfação dos nossos clientes, frente às nossas soluções. Acreditamos que ouvir o feedback dos clientes permite melhorar nossos produtos e atendimento.
Estamos em constante movimento em busca de melhores práticas para o negócio.